Relatório de Sustentabilidade 2023

post_linkedin_relatorio_sustentabilidade_2023_Gualapack


É com orgulho que apresentamos o nosso sexto Relatório de Sustentabilidade, uma visão abrangente do nosso compromisso contínuo com a sustentabilidade.

 

O ano de 2023 foi marcado por importantes crises geopolíticas e humanitárias, com impacto profundo em nossos valores, territórios e pessoas envolvidas. Apesar dos desafios, a Gualapack alcançou marcos notáveis em matéria de sustentabilidade.

 

Principais conquistas 

- Venda de produtos sustentáveis: Cerca de 20% das nossas vendas provêm agora de produtos sustentáveis, um aumento de 47% desde 2022. Este sucesso é impulsionado pelos nosso pouches recicláveis Pouch5® e LamiNEXT, destacando a nossa dedicação a um portfólio de produtos circulares.

- Desenvolvimento da força de trabalho: Investimos cerca de 76.500 horas na formação da força de trabalho, com foco no desenvolvimento de competências e dando prioridade às questões ambientais, de saúde e de segurança.

- Apoio à comunidade: Doámos aproximadamente 1 milhão de euros a iniciativas de caridade a nível global, apoiando as comunidades e regiões onde operamos.

- Redução da pegada de carbono: Comprometemo-nos a desenvolver uma estratégia de alterações climáticas com base nos padrões da iniciativa Science Based Targets, com o objetivo de reduzir a nossa pegada de carbono com os objetivos do Acordo de Paris. 

 

Enfrentar os desafios económicos

No ano passado, registou-se uma redução da inflação dos custos das matérias-primas e da energia em comparação com 2022. No entanto, algumas categorias de produtos registaram aumentos substanciais de preços, afetando o poder de compra dos consumidores.

 

Desenvolvimentos regulamentares

Em 2023, o setor de embalagens viu avanços regulatórios significativos tanto em nível nacional quanto internacional. Os principais desenvolvimentos incluíram o progresso em um tratado internacional promovido pelas Nações Unidas e a finalização do novo Regulamento de Embalagens e Resíduos de Embalagens (PPWR) pelas instituições europeias, que deverá ser aprovado até o final de 2024. Uma regularização adequada é essencial para o planejamento de investimentos e desenvolvimento de futuras soluções de embalagem que se alinhem com as políticas climáticas europeias.

 

Explore nosso site e baixe o relatório completo: Acesse aqui o relatório completo

 

Equipe de Marketing da Gualapack